3º Seminário da Erva-mate XXI reúne especialistas do setor

A capital paranaense sedia nova edição do evento, entre os dias 15 e 17 de outubro. Avanços Científicos, Tecnológicos e de Mercado compõe a temática e reúne diversos especialistas, especialmente dos três Estados do Sul brasileiro. O Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba, recebe os participantes, com expectativa de 600 pessoas.

A programação, conforme a Embrapa Florestas (organizadora do Seminário), tem o foco na inovação do setor, com palestras, mesas redondas e espaços temáticos de discussão. A iniciativa busca promover a troca de conhecimentos, novas tecnologias e possibilidades de negócios entre diferentes elos da cadeia produtiva e de relacionamento internacional.

O evento terá ‘espaço expositivo’, com produtos tradicionais e novos. Segundo a Embrapa, “além dos tradicionais chimarrão, tererê e chás, os participantes e visitantes poderão conferir novos produtos que podem atender a indústrias de alimentos, cosméticos, extratos industriais, medicamentos e diferentes usos culinários”. Também, “ações culturais em torno do mundo da erva-mate”.

Nos três dias serão quatro painéis temáticos. Na terça-feira (15/10), após a abertura, “Inovação na produção de Erva-mate nas propriedades rurais” será o primeiro painel. No dia seguinte, “Sanidade dos ervais: qualidade como estratégia de acesso a mercados”, pela manhã, e “O futuro já chegou: o mercado está de olho nos potenciais da Erva-mate”, à tarde, serão os painéis 2 e 3.

Na quinta-feira, o tema é “Produtos e mercados: casos para inspirar novas ações”. Os temas levam em conta a busca mundial pela sustentabilidade e produtos da sociobiodiversidade. “A Embrapa tem apostado na erva-mate e no seu potencial de inovação, além da capacidade de geração de empregos no campo e alavancagem de novas indústrias”, afirma Ivar Wendling, pesquisador da Embrapa Florestas e membro da comissão organizadora do evento.

Com informações e imagem Embrapa/Seminário 2016/arquivo.