O município de São Mateus do Sul é o maior produtor de Erva-mate no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levando em conta a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS). Por sua vez, Curitiba tem uma relação histórica com o Mate e disso uma data, 29 de agosto, estabelecida em lei municipal nº 16.162/2023 para o dia da Erva-mate. Neste final de semana, as duas cidades têm Rodas de Chimarrão.
Em São Mateus do Sul o chimarródromo será o local de encontro, da 3ª Roda de Mathe, a partir das 9h deste domingo (03/11). O local fica próximo à Rua do Mathe, espaço coberto e ponto de encontro e eventos na região central do município. A organização é da Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe) de São Mateus do Sul, entidade detentora da 1ª Identificação Geográfica (IG) de Erva-mate no Brasil, envolvendo outros seis municípios.
Na Capital, a 21ª Roda de Matte inicia às 10h na praça João Candido (Jardim do Belvedere). Se chover muda de local para o Memorial de Curitiba. A organização é do Matte Cultural. “Curitiba, saia do armário e mostre que tem cuia!”, destaca o convite. O município tem o seu Dia da Erva-Mate, numa data paranista, 29 de agosto, em alusão à ocasião, em 1853 que, ainda no Brasil Império, quando Dom Pedro II assinou a emancipação política do Paraná.
Tanto São Mateus do Sul, por conta da produção de Erva-mate e história diretamente ligada com o comércio do Mate nas suas origens – por mulas e depois vapores no rio Iguaçu, quanto Curitiba têm essa relação histórica com o produto. Ambos os municípios mantêm a tradição do chimarrão, mesmo sendo o Paraná, num todo, Estado com baixo consumo. Contudo, muito representativo na colocação da llex paraguariensis em folhas para o mercado.
Da redação com informações e imagens reprodução/divulgação dos organizadores.