Empresa alia tradição familiar, inovação e potencializa turismo com Mate

O Seminário Erva-mate XXI foi realizado em Curitiba, quase um mês atrás, e seus conteúdos servem à cadeia produtiva do Mate. Elizabete Capeleti, CEO da Capeleti MateTea contou sua trajetória de vida, e familiar. A empresária de União da Vitória tem essa relação com Erva-mate e mostrou a importância da inovação e do mercado digital para a expansão do setor.

Para comercializar, a Capeleti MateTea tem plataforma própria. Prioriza a qualidade da matéria-prima, o manejo sustentável e a rastreabilidade, segundo a CEO. “Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anticancinogênicas e antidiabéticas, a Erva-mate tem conquistado espaço além da tradicional cuia, abrindo caminho para novos produtos e um mercado em expansão”, observa.

“O mercado digital é uma realidade, cresce continuamente e é necessário se posicionar nele”, destacou Elizabete na sua palestra. Sua empresa, tradicionalmente produz Erva-mate para chimarrão e tereré, mas lançou em 2020 as linhas “Meu Mate” e “Super Mate”, com embalagens inovadoras em parceria com artistas locais.

Com 40 anos de história, em 2021, iniciou sua experiência no turismo, com visitas guiadas às plantações, degustações e eventos que celebram a cultura do Mate. Com a criação do “Jardim Sensorial Ilma Picolo”, mostrou que a Erva-mate pode ir muito além de um simples chá. Fazendo a união de valores culturais com tradição, inovação e sustentabilidade.

A perspectiva é, com essa trajetória e história de vida, dar impulsionamento ao mercado do Mate, levando a bebida e outros produtos para um novo público. “A dedicação de hoje é um legado que trago desde criança, através da memória viva e das grandes lembranças familiares, todas elas, com a presença marcante e permanente da Erva-mate”, destacou Elizabete.

Com informações da Embrapa e imagem Rádio do Mate/Embrapa.