“Aspectos relacionados aos solos e material de origem na região do polo ervateiro do Alto Taquari” é um dos capítulos do livro “Subsídios para Indicação Geográfica do Alto Taquari e sua Produção de Erva-mate”. Em outro, as condições climáticas desse território são pesquisadas e avaliadas, no sentido de dar embasamento para a Indicação Geográfica (IG) regional, na modalidade de Indicação de Procedência (IP).
“Os solos predominantes nas áreas de produção de Erva-mate no Polo do Alto Taquari são formados a partir de rochas ácidas do grupo dos riodacitos, a chamada Terra Branca”, explicam os pesquisadores Bruno Lisboa, Jackson Freitas Brilhante de São José e Luciano Kayser Vargas. “Além disso, os municípios que apresentam as maiores áreas de cultivo de erva-mate estão localizados em áreas de ocorrência predominante destas rochas ácidas”.
Conforme a pesquisa, “estes solos possuem características químicas e físicas diferentes daqueles formados a partir do basalto, as quais afetam a composição da Erva-mate produzida nessa região, como evidenciado pelas diferenças significativas observadas quanto aos teores de alguns nutrientes”. No capítulo, os pesquisadores comparam a Terra Branca, justamente com Terra Vermelha, de origem no basalto, mostrando essas diferenças.
“Caracterização das condições climáticas do território do polo ervateiro Alto Taquari” é o capítulo em que Loana Cardoso, Ivonete Fatima Tazzo e Flávio Varone estudaram o clima. “A média climática demonstra homogeneidade das condições da precipitação pluvial na região do Polo Alto Taquari, tanto em termos de totais anuais, quanto das médias mensais”, considera a pesquisa, levando em conta diversas análises e estudos realizados.
“Há variabilidade da precipitação pluvial entre anos e locais, sendo essa maior entre os anos em função dos grandes fenômenos meteorológicos que atingem todo o planeta”, analisam os pesquisadores. “As maiores temperaturas do ar, máximas e mínimas, são registradas nos meses que compõem o verão climatológico, com valor médio de 28,4°C, e as menores temperaturas (nas mínimas e máximas) são registradas nos meses de inverno com valor médio de 10,0°C”.
A temperatura média ficou em 18,9°C, com poucas variações. Com mudanças “entre os anos e locais nas principais variáveis meteorológicas”. Apontando “quanto maior o número de estações meteorológicas, maior obtenção de detalhamento dentro da área produtora”. O capítulo aponta “disponibilidade hídrica anual” suficiente e temperatura favorável “ao desenvolvimento e crescimento da cultura da Erva-mate no Polo Alto Taquari.
Com informações e imagens/reprodução do livro “Subsídios para Indicação Geográfica do Alto Taquari e sua Produção de Erva-mate”.