Barracão/RS tem pré-lançamento de documentário envolvendo o Mate

Circuito das Águas, das Tropas e do Mate – Passo do Pontão é uma produção via incentivo da Lei Paulo Gustavo e tem a pré-estreia nesta quinta-feira (14/11). Segundo os idealizadores, “a obra retrata a história de ciclos, em períodos distintos, que originaram o município [gaúcho] de Barracão. O documentário destaca o Passo do Pontão e o Marco Zero do Rio Uruguai, locais onde boa parte dessa história acontece a partir de 1700 através da ocupação agrária”.

Disso, a promessa de “trazer uma nova perspectiva, principalmente aos jovens, sobre esse momento crucial na história de Barracão”. O vídeo tem 34 minutos, feito a partir de “depoimentos de historiadores que proporcionarão uma visão mais íntima sobre a experiência dos tropeiros durante os anos 1700 e 1900”. Financiada pelo Ministério da Cultura – Lei Paulo Gustavo – a obra foi produzida e dirigida pelo Instituto Humaniza, em parceria com o município de Barracão.

A exibição da pré-estreia tem início às 19 horas desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores de Barracão, e será aberta para a comunidade. Segundo a prefeitura, após a exibição do documentário, “os empreendedores de Barracão terão a oportunidade de assistir uma palestra sobre Marketing Digital com Marcus Tonin”. O lançamento oficial, nas plataformas de Streaming gratuitas, inclusive no Facebook oficial da Prefeitura Municipal de Barracão, será amanhã dia 15 de novembro.

Esse documentário traz “depoimentos de testemunhas oculares da parte da história, próximo de 1950, já no final do ciclo do tropeirismo, que compartilharão suas memórias e emoções ligadas a esse período”. Para tanto, na sua edição, “a obra foi gravada em parceria com a Fyto Filmes e contém imagens reais e ilustrativas, além de animações, garantindo uma experiência audiovisual de alta qualidade”, conforme divulgou.

O roteiro do Instituto Humaniza e prefeitura de Barracão “promete não apenas ligar os fatos históricos, mas também educar os espectadores sobre a influência do ciclo do tropeirismo, do Passo do Pontão e do Marco Geográfico Zero do Rio Uruguai na origem de Barracão”.

Com informações e imagem Prefeitura de Barracão/RS e Instituto Humaniza.