No início da tarde, às 14h desta quinta-feira (08), a cadeira produtiva da Erva-mate do Rio Grande do Sul celebra o ato. A ação ocorre numa propriedade rural da família Friderich da Cruz, na Linha Passo Raso, em Palmeira das Missões. O evento tem organização da prefeitura do município, em aniversário de 150 anos, e Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate).
Para essa realização conta com o apoio do Fundomate, da Emater-RS/Ascar e da Câmara Setorial da Erva-Mate da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de diversas entidades do setor ervateiro. Palmeira das Missões é considerado o berço da erva-mate e vai contar nesse evento com representantes dos cinco polos produtores do Estado, lideranças e autoridades.
“É uma grande honra para nossa propriedade ser escolhida para sediar este evento, é uma grande alegria”, destacou a produtora palmeirense Vera Friderich da Cruz, numa publicação sobre o evento feita pela Seapi. “Palmeira das Missões traz no seu DNA a erva-mate, é o nascedouro de uma atividade símbolo do Rio Grande do Sul”, segundo o coordenador da Câmara Setorial da Erva-Mate, Ilvandro Barreto de Melo.
A qualidade dos ervais, conhecido pela “Erva-mate da Palmeira”, evidencia o município, conforme Ilvandro. Produto tradicional, das origens nativas, aperfeiçoado no tempo dos jesuítas e presente na vida de praticamente todos os lares gaúchos. 270 mil toneladas por ano é a produção de folha verde no Rio Grande do Sul, numa área de 28 mil hectares, com 180 municípios gaúchos e cerca de 7.000 agricultores.
No estado existem aproximadamente 200 estabelecimentos beneficiadores em operação. Os maiores municípios produtores são Ilópolis, Arvorezinha e Anta Gorda. No ano de 2023, o Rio Grande do Sul exportou mate para 30 países, o que coloca o estado na posição de maior exportador de mate do país. Os dados são da Radiografia da Agropecuária Gaúcha de 2024, segundo divulgou a Seapi.
Antes do ato da colheita à tarde, pela manhã – a partir das 8h, o Centro Cultural Mozart Pereira Soares, em Palmeira das Missões, recebe representantes da cadeia produtiva e autoridades, com abertura oficial e palestras. Por ser itinerante, no próximo ano a Festa ocorrerá no Polo Ervateiro do Alto Uruguai, na região de Erechim, e em 2026 no Polo Ervateiro do Nordeste Gaúcho, na região de Machadinho.