A organização é da Embrapa Florestas, tendo co-realização do IDR-Paraná e Governo Estadual e apoio de diversas empresas, entidades e organismos do setor da erva-mate. O “Seminário Erva-mate XXI – Avanços Científicos, Tecnológicos e de Mercado” aborda tanto a inovação quanto tecnologias e oportunidades de negócios, entre 15 e 17 de outubro em Curitiba.
Segundo a divulgação da Embrapa, o evento “terá sua programação focada na inovação do setor, com palestras, mesas redondas e espaços temáticos de discussão, promovendo troca de conhecimentos, novas tecnologias, possibilidades de negócios entre diferentes elos da cadeia produtiva e de relacionamento internacional”. (Link para inscrições)
Vai comportar um espaço expositivo, “onde poderão ser mostrados tanto produtos tradicionais quanto novos produtos desta cadeia que cada vez mais se fortalece: além dos tradicionais chimarrão, tererê e chás, novos produtos que podem atender a indústrias de alimentos, cosméticos, extratos industriais, medicamentos, e diferentes usos culinários”.
O Seminário abriga “ações culturais em torno do mundo da erva-mate”. Levando em conta a sustentabilidade e produtos da sociobiodiversidade, “a Embrapa tem apostado na erva-mate e no seu potencial de inovação, além da capacidade de geração de empregos no campo e alavancagem de novas indústrias”, conforme a divulgação oficial do evento.
“Este seminário apresenta aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente ODS 2, 8, 12, 15 e 17, por tratar de assuntos relativos à produção sustentável, beneficiamento e comercialização de espécie nativa”, acrescenta a organização.