Emater coloca em evidência 100 produtos da Erva-mate na Expointer

A Casa da Emater está montada dentro do Parque de Exposições Assis Brasil e permanece nos nove dias da 47ª Expointer com espaço próprio e divulgando a Erva-mate e seus produtos. O patrimônio cultura imaterial do Estado, chimarrão, é outra iguaria presente “em todos os lados da feira”, com totens de água quente, conforme a assessoria do evento.

O Governo Estadual gaúcho, junto da organização da Expointer, cita a exposição de mais de 100 produtos de erva-mate dos cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul, incluindo os nacionais e os para exportação. A produção da erva-mate ocorre em 219 municípios gaúchos, em torno de 45% do total de cidades do Estado.

As informações são da Emater/RS-Ascar. Tendo a maior concentração da produção nos municípios situados ao norte, com a região do Alto Taquari, representando 60% do volume. Alto Uruguai, das Missões Celeiro, do Nordeste Gaúcho e da Região dos Vales compõe as outras quatro regiões produtoras do Rio Grande do Sul.

Segundo a divulgação da Expointer, via Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção total no Estado foi de 210 mil toneladas de Erva-mate em 2022. Venâncio Aires, região dos Vales, é reconhecida como a Capital Nacional do Chimarrão. Por sua vez, Ilópolis, do Vale do Taquari, é a cidade da Erva-mate e da Ecologia e Arvorezinha, Terra da Erva-mate e do Melhor Chimarrão.

Da redação com informações e imagem da Ascom/Expointer.