Na semana passada, uma comitiva oficial do evento, – composta por Alberto Tomelero, presidente do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), Ismael Rosset, coordenador administrativo; Maurício Stochero, extensionista da Emater/RS-Ascar de Palmeira das Missões e representantes do Poder Público de Palmeira das Missões – esteve no Palácio Piratini, em Porto Alegre, numa agenda com o governador Eduardo Leite.
Um convite para a Festa da Colheita da Erva-Mate Safra 2024 foi entregue ao governador. O evento é uma das maiores celebrações do setor e “celebra a importância cultural e econômica da erva-mate na região”, de acordo bom o Ibramate. Tomelero frisa a importância histórica e cultural da erva-mate para a região e para o país. Palmeira das Missões é reconhecido pela qualidade dos ervais.
O Brasil é responsável por cerca de 50% da produção mundial de erva-mate, seguido pela Argentina com 40% e o Paraguai com 10%, conforme o Ibramate. A produção brasileira é exportada para mais de 40 países, sendo o Uruguai o maior comprador. A projeção de safra, deste ano, é 120 milhões de quilos (120 mil toneladas). O chimarrão é parte vital do patrimônio cultural imaterial do povo gaúcho.