Ao todo, mais de 50 IGs (Indicação Geográfica) reunidas e, dentre elas, a Associação dos Amigos da Erva-mate (IG-Mathe) de São Mateus do Sul. 53 Denominação de Origem (DO) ou Indicação de Procedência (IP) fizeram a exposição de seus produtos em Gramado/RS, na semana passada. A 7ª edição Connection Experience foi realizada entre 28 e 31 de agosto.
Café, espumante, vinho, bala de banana, calçado, farinha de mandioca, queijo, melado, renda de agulha, chocolate, uva, arroz, própolis, guaraná, aguardente e cachaça, mel, doces finos, cerâmica, bordado, banana, maça fuji, cacau, peixe tambaqui e Erva-mate presente na exposição de produtos de Origem e com Indicação Geográfica. ao longo de três dias de evento.
A realização foi da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimento com correalização do Sebrae. A IG de Erva-mate da região (território) São Matheus abrange os municípios de Antônio Olinto, Mallet, Rebouças, Rio Azul, São Mateus do Sul e São João do Triunfo, no Estado do Paraná. Tendo o seu espaço dentre os 53 expositores e com uma comitiva presente.
O presidente da IG-Mathe, Luciano Miguel Kuligovski, esteve no grupo de representantes da 1ª Erva-mate com IG do Brasil. Para ele, o espaço é uma projeção para “mostrar o seu produto, a qualidade”. Ainda mais por ser exclusivo de locais com Indicação de Procedência ou Denominação de Origem, o que faz desses produtos realmente diferenciados.
Fez um sucesso “tremendo”, segundo o presidente, com presença de participantes do Brasil inteiro, desde o Norte e Nordeste, passando pelo Sudeste e envolvendo o Sul do País. Dentre os produtos com IG, há uma predominância de uvas e vinhos, com grande espaço para os cafés e queijos, inserindo guaraná, cacau e mel. Espaço, também, com a Erva-mate se fez presente.