Palestra cita possibilidades de produtos, para agregar valor à Erva-mate

“Erva-mate: Além do Chimarrão” é o tema de uma palestra da Doutora Cristiane Vieira Helm, pesquisadora da Embrapa Florestas, nesta terça-feira (03/09) em Porto União/SC. Sua pesquisa, e trabalho, visa apontar formas de “valorizar a matéria-prima” e leva em conta o preço baixo geralmente pago pelas folhas da Ilex paraguariensis.

A planta é uma espécie nativa, produto da biodiversidade, mas atualmente acaba sendo vendida por preço baixo. Contudo, conforme a pesquisadora, pode ser melhor valorizada. “A ideia é agregar valor”, frisa Cristiane. Para isso, buscar a inserção em novos produtos, aproveitando o potencial da Erva-mate e, assim, melhor o valor financeiro.

Tanto o alto poder antioxidante, quanto o corante natural (clorofila), também a cafeína existe nas folhas da planta são compostos possível de extrair de forma mais efetiva, na visão da pesquisadora. Para isso, purificar e ampliar o processo para ter essas substâncias disponíveis comercialmente.

Saber usar usar os compostos de forma mais efetiva, esse é entendimento. Para ter “diversas substâncias para usar por exemplo na indústria cosmética, na indústria de detergentes já que a Erva-mate tem muita saponina, que o composto característico de fazer espuma”, explica Cristiane Vieira Helm.

Além do fato de ser base para bebida estimulante por ter cafeína, teofilina e teobromina, alcaloides presentes na Erva-mate. “É valorizar e mostrar o que a gente tem feito de novos produtos”, acrescenta. E entender para qual mercado pode oferecer esse produto florestal. A palestra será realizada a partir das 13h30, em Santa Cruz do Timbó, na Associação Brixner Esquadrias.

Imagem divulgação do evento/Epagri

Com imagem de arquivo pessoal palestrante e divulgação evento.