O objetivo, de acordo com a empresa, é demonstrar os tipos e sistemas de poda na cultura de erva-mate. Desde a forma de podar corretamente, da formação da planta até a poda de colheita do erval. Levando em conta as ferramentas e técnicas disponíveis para esse trabalho. O intuito é aumentar a produtividade dos ervais e melhorar a rentabilidade.
Aumentar a ‘arquitetura da copa’ e proporcionar maior diâmetro na planta estão entre os focos da instrução a ser ministrada pela empresa. O evento envolve a parte teórica, desde o período mais apropriado para conduzir as podas, os tipos e de forma prática, com uso de ferramentas, demonstrar esse processo utilizado pela empresa no âmbito do seu trabalho de orientação técnica.
A Tec Matte é um empresa de Consultoria Agronômica e estará ministrando uma das chamadas estações com o tema relacionado à poda. O evento será realizado no dia 15 de agosto, na Linha L – interior do município de Cruz Machado. A cidade tem o título de Capital Nacional da Erva-Mate Sombreada. O dia de campo tem a participação de diversas empresas e entidades públicas e privadas.
O início das atividades é a partir das 8h com a recepção e inscrições. Depois, às 9h abertura e meia-hora depois o início das palestras nas estações, quatro ao topo, tendo Embrapa, Cogemate e IDR/PR como promotores, além da Tec Matte. Inscrições, dúvidas e informações podem ser obtidas na secretária de Agricultura 42 3554 1122; Sindicato 42 3554 1440 ou IDR/PR 42 9 9882 5479