A região de União da Vitória é o principal polo ervateiro do Paraná e corresponde, somados os noves municípios, por 60,74% de toda a Erva-mate em folhas do Estado. Três cidades concentram mais de 40% das 840,4 mil toneladas colhidas em 2023, segundo os dados oficiais. Nessa região, uma instituição de ensino promove mostra de curso entre 24 e 26 de setembro.
A Casa Familiar Rural (CFR), um tipo escola com ensino médio no Paraná e instalada em União da Vitória, é a promotora dessa mostra, na 7ª edição. Entre os dias 24 e 26 de setembro os estudantes expõe trabalhos e experimentos para demonstrar algumas possibilidades e divulgar a instituição. Alunos de quatro municípios, atendidos pela instituição, são recebidos no espaço de ensino.
A CRF oferta curso agrícola e abre vagas para União da Vitória, Porto Vitória, Paula Freitas e General Carneiro. Segundo Sandra Brixi, Engenheira Agrônoma da Casa Familiar Rural de União da Vitória e coordenadora de projetos, o evento tem o “objetivo de divulgar nosso curso para a comunidade.” Em especial estudantes do 9º ano, público candidato para as vaga em 2025.
“Nosso curso é de ensino médio integrado com o profissional”, explica a coordenadora. A CRF oferta o curso de Técnico Agrícola com duração de três anos. “É em regime de alternância, onde os alunos ficam em internato uma semana e outra na propriedade aplicando os conhecimentos adquiridos”, acrescenta. Nesse ensino abrange todo o contexto rural e suas possibilidades.
A CRF de União da Vitória fica no distrito de São Domingos, no caminho para a vizinha cidade de Cruz Machado, maior produtor de Erva-mate em folhas do Paraná. Visa a formação e profissionalização dos jovens interessados em se manter na propriedade, ou então, adquirir conhecimentos e formação para entrar no mercado de trabalho. A Erva-mate faz parte desses cenários de estudos e experiências.
Imagem de divulgação do evento.