32 municípios gaúchos estão participando do Pavilhão da Agricultura Familiar, até dia 22 de setembro, no Parque Harmonia em Porto Alegre, atrás do palco Nico Fagundes. É Acampamento Farroupilha 2024, em Porto Alegre, iniciado no último sábado (07/09) com itens exclusivos da agroindústria gaúcha e alguns premiados na Expointer desse ano, desde embutidos, defumados, geleias, doces, mel, vinhos e, claro, erva-mate.
Os visitantes podem apreciar diversos produtos, conforme divulgou a Emater/RS-Ascar, organizadora do evento em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina. Além dos produtos alimentícios, também “há artesanato indígena e artesanato ligado a tradições gauchescas, como cutelaria, utensílios para churrasco e cuias de porongo diferenciadas.
Os horários do Acampamento Farroupilha, para visitação, são de segunda à sexta – das13h às 22h, sábados, domingos e feriados – 10h às 22h. No espaço, além da Erva-mate, a cuia que “não precisa ser curtida antes do primeiro mate” é comercializada. A Emater informou que o produtor Nilson dos Santos, há 40 anos em Vicente Dutra, “segue a tradição do seu pai, buscando a melhoria do plantio e do cultivo do porongo”.
Assim, “apurando as sementes a cada ano” e produzindo em sua agroindústria as cuias de casco grosso, pele mais clara, mais lisa, menos porosa. Isso traz a garantia de “que não seja preciso curtir antes de usar e que não tenha cheiro e impurezas indesejáveis no chimarrão”. Ainda, sempre que “participa do Acampamento Farroupilha, traz itens com desenhos exclusivos”, de acordo com a publicação.
Com informações e imagem da Emater/RS-Ascar.