Acampamento Farroupilha tem Pavilhão da Agricultura Familiar com chimarrão

32 municípios gaúchos estão participando do Pavilhão da Agricultura Familiar, até dia 22 de setembro, no Parque Harmonia em Porto Alegre, atrás do palco Nico Fagundes. É Acampamento Farroupilha 2024, em Porto Alegre, iniciado no último sábado (07/09) com itens exclusivos da agroindústria gaúcha e alguns premiados na Expointer desse ano, desde embutidos, defumados, geleias, doces, mel, vinhos e, claro, erva-mate.

Os visitantes podem apreciar diversos produtos, conforme divulgou a Emater/RS-Ascar, organizadora do evento em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina. Além dos produtos alimentícios, também “há artesanato indígena e artesanato ligado a tradições gauchescas, como cutelaria, utensílios para churrasco e cuias de porongo diferenciadas.

Os horários do Acampamento Farroupilha, para visitação, são de segunda à sexta – das13h às 22h, sábados, domingos e feriados – 10h às 22h. No espaço, além da Erva-mate, a cuia que “não precisa ser curtida antes do primeiro mate” é comercializada. A Emater informou que o produtor Nilson dos Santos, há 40 anos em Vicente Dutra, “segue a tradição do seu pai, buscando a melhoria do plantio e do cultivo do porongo”.

Assim, “apurando as sementes a cada ano” e produzindo em sua agroindústria as cuias de casco grosso, pele mais clara, mais lisa, menos porosa. Isso traz a garantia de “que não seja preciso curtir antes de usar e que não tenha cheiro e impurezas indesejáveis no chimarrão”. Ainda, sempre que “participa do Acampamento Farroupilha, traz itens com desenhos exclusivos”, de acordo com a publicação.

Com informações e imagem da Emater/RS-Ascar.