Região produtora de Erva-mate em Santa Catarina tem Rota Turística

A Lei Estadual nº 18.812/2023 institui a Rota Turística “Caminhos da Erva-Mate” abrange dez municípios, podendo ter inserção de outros, e engloba o Planalto Norte Catarinense, numa faixa de divisa com o Paraná. Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Itaiópolis e Três Barras fazem parte.

A atividade comercial da Erva-mate no Planalto Norte, conforme a proposição do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB), “existe há mais de 150 anos e os seus ervais são, na maioria, formados por plantas nativas, sem espécies exóticas e sem agrotóxicos, além disso, a região conta com características climáticas que favorecem o cultivo de um produto de qualidade”.

Essa região produz, anualmente, em torno de 100 mil toneladas de erva-mate, exportando cerca de 70% para Uruguai, Chile, Argentina, Paraguai, além de países da Europa. Com a lei e Rota Turística, o objetivo é de ampliar divulgação e promoção de toda a cadeia produtiva, destacando os pontos turísticos, preservando a cultura regional e fomentando o desenvolvimento.