Rayanne Matias Villarinho palestra com o tema “Caá, cogoi, yerba? Perspectivas históricas sobre a origem e a etimologia da erva-mate e seu consumo”, às 14h. É a primeira das quatro palestras desta quarta-feira (25/09). A palestrante é graduada em Relações Internacionais e mestre pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além de especialista em Marketing, pós-graduada em Comunicação e Gestão Cultural e Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e criadora de conteúdo no @lotofstudies
“Erva-Mate: Tradição, Inovação e o Futuro de um Superalimento” é o segundo tema do dia, às 16h, ao comando de Ariana Maia (@arianailex) da Inovamate (@inovamate). Mestranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Uergs e empresária. A palestra foi secretária de Turismo de Ilópolis, Coordenadora dos Estudos Edafoclimáticos da futura Indicação Geográfica da Erva-mate do Alto Taquari pela AA Erva-mate. Ainda, Co-fundadora da Caravana da Erva-mate e professora na Academia Brasileira de Chá e Mate. Também Diretora Executiva da Inovamate, “uma foodtech dedicada a inovar no setor da erva-mate por meio da pesquisa e tecnologia, integrando natureza e ciência”, segundo a ConaMate.
O terceiro tema é “Erva-mate (Ilex paraguariensis) processada para Tereré”, na palestra de Hiana Muniz Garcia (@heyhiana)Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciências e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Grande Dourados UFGD, com experiência em indústria de alimentos e atuação na área de garantia da qualidade. No âmbito acadêmico, atuou em pesquisa e desenvolvimento, análises de alimentos nas áreas de microbiologia, caracterização e atividade antioxidante, conforme a sua apresentação divulgada.
A palestra de encerramento do 3º dia da 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate) será com Sirlene Kronhardt (@Sirlene Kronhardt) da Bombas Fama (@bombasfama), às 20h. Professora, empresária e mentora. Sócia fundadora de Bombas para Chimarrão Fama e Sommelier de Erva-mate. Há 26 anos, segundo a sua apresentação, vem pesquisando e estudando a influência cultural local, nas diferentes regiões, sobre o tipo de chimarrão consumido.
Para participar basta acessar o site do evento www.conamate.com e fazer a inscrição gratuitamente. Ao vivo, no canal da ConaMate no YouTube, o evento pode ser assistido de forma gratuita. A organização comercializa o conteúdo com série de palestras de todos os congressos, mais detalhes nos canais oficiais do Congresso.