“Como comecei minha história na Erva-mate e onde pretendo chegar com a Legendária” foi o tema de uma das últimas palestras do 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate), nesta sexta-feira (27/09). Christian Gogola contou a trajetória pessoal e apontou um caminho amplo a ser explorado pela Indústria da Erva-mate. No seu entendimento, existe grande campo para avançar nos cinco continentes e, é isso, sua busca como empresário.
Nascido em São Mateus do Sul, no Sul do Paraná e um dos municípios que mais produz Erva-mate em folhas no Brasil, ele possui graduação em Administração de Empresas e é empreendedor. Ao voltar para sua cidade natal teve a ideia de fomentar o desenvolvimento. Nessa época, seu contato com a planta se resumia ao chá gelado. Surgiu a oportunidade de comprar a ervateira Legendária, da Lapa/PR.
Ao saber do fechamento da ervateira, no município vizinho, ele observou o impacto da notícia nas redes sociais e disso despertou o interesse de negociar a compra da marca. “Isso me chamou atenção na época”, relembrou. Ele entrou em contato com o Belarmino e Maria José, proprietários, depois fez uma pesquisa qualitativa e percebeu a incredulidade sobre o fechamento da empresa.
Os donos da Legendária se interessaram em vender a marca e possibilitaram a continuidade da ervateira fundada em 1945. Alguns funcionários seguiram com o novo dono e ele, segundo o próprio, se dispôs em apreender, a partir da compra da marca e da receita, todo o processo produtivo. Substituiu o pacote de papel por um novo, com designer moderno e mais estilizado. Na empresa, Christian Gogola, também, introduziu o produto fresco (verdinho).
Depois o tererê e um tipo de Erva-mate mais fina, direcionado para o público gaúcho, segundo ele. Tendo esse trabalho fortalecido com um portfólio e parcerias firmes para aumentar as vendas. A ideia inicial, antes de adquirir a ervateira, era de produzir chá. Retomada por meio de uma fábrica de bebidas alcoólicas e não alcoólicas, à base de Mate, em construção na região de Curitiba.
O objetivo é expandir e ampliar as vendas. Christian avalia seu projeto como algo a ser desenvolvido ao longo dos próximos anos. Focado em atingir mercados com o Estados Unidos da América, mas chegando também na Europa, África, Ásia e Oceania. A expectativa é de “levar a Erva-mate adiante”. A ‘pegada’ do trabalho é colocar os produtos da Legendária para o mundo todo.
Com imagem reprodução ConaMate.