1º dia do Seminário Erva-mate XXI vai abordar inovação na produção

O primeiro painel tem como tema “Inovação na produção de Erva-mate nas propriedades rurais” e inicia logo após a abertura oficial do 3º Seminário Erva-mate XXI, dia 15 de outubro em Curitiba. O Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) cede espaço aos participantes, com trocas de conhecimentos, palestras e possibilidades de negócios.

O credenciamento inicia às 7h30 e a abertura logo após. A primeira palestra, comandada por Ives Goulart – Embrapa Florestas, está programada para as 9h e aborda “avanços nos sistemas de produção de Erva-mate”. Meia hora depois, Carlos Stuepp, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), fala sobre “tecnologias avançadas para produção de mudas de Erva-mate”.

Das das 10h às 10h30 está programado um intervalo com sessão de pôsteres. Logo em seguida, Delmar Santin, produtor e consultor, palestra sobre “maiores problemas e potenciais dos sistemas produtivos de Erva-mate no Brasil”. Às 11h, Ilvandro Barreto de Melo, da Emater/RS – Ascar, aborda “plano estratégico do Mate – um instrumento de orientação para o desenvolvimento setorial”.

Entre 11h40 e 12h40 está programado um debate “desafios tecnológicos e potenciais para inovação na produção de Erva-mate”, moderado por Amauri Ferreira Pinto do IDR/PR. Em seguida, almoço. A partir das 14h, nova palestra com Ademir Calegari, pesquisador aposentado do IAPAR, “manejo de plantas daninhas na Erva-mate sem uso de herbicidas.”

Em seguida, apresentação de trabalhos inscritos no evento, das 15h às 15h30. Depois novo intervalo de meia hora para sessão de pôsteres. Seguido de nova etapa para apresentação de trabalhos. Ainda, nesse mesmo horário, das 16h às 17h30 ocorre o “evento paralelo – Erva-mate Paraná 2030 – Apimat, Sutentec, Itaipu”. Em seguida, o “Mate coquetel de abertura”.

Conforme a organização, o “Seminário Erva-mate XXI – Avanços Científicos, Tecnológicos e de Mercado’, terá sua programação focada na inovação do setor, com palestras, mesas redondas e espaços temáticos de discussão, promovendo troca de conhecimentos, novas tecnologias, possibilidades de negócios entre diferentes elos da cadeia produtiva e de relacionamento internacional”.

Organizado e realizado pelo Embrapa, entre os dias 15 e 17 de outubro em Curitiba, o evento tem co-realização de órgãos de extensão rural dos três Estados do Sul. Ainda, o seminário apresenta aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente ODS 2, 8, 12, 15 e 17, por tratar de assuntos relativos à produção sustentável, beneficiamento e comercialização de espécie nativa.

Com imagem/divulgação Embrapa.