A Expoalimentaria é considerada a principal, e maior, feira de alimentos e bebidas da América Latina. Para Rogério Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, “serve como ponto de encontro para os operadores-chave, compradores, vendedores, distribuição e varejo, uma grande vitrine de produtos da América Latina”. A entidade, em parceria com o Ministério da Agricultura, por meio de um edital de chamamento público, “convidou empresas interessadas em participar”.
Incluindo pequenos produtores do Programa Vocações Regionais Sustentáveis da Invest PR. As selecionadas foram representadas pela Invest Paraná no evento, com exposição dos seus produtos. A Erva Mate Paraná e a Super Mathe foram expostas, entre os dias 25 e 27 de setembro, no Peru. O pavilhão Brasil teve uma cozinha preparando “alimentos durante a feira, e também apresentava os produtos aos participantes da feira ao microfone por um chefe de cozinha que preparava as receitas”, detalhou Rogério.
Nesse espaço, “o Mate foi uma das bebidas servida para degustação em vários momentos na feira e no stand”, acrescenta o diretor. A Invest Paraná atua como “instrumento de apoio as empresas locais e novos investimentos, acompanhando todas as fases do projeto com serviços de classe mundial”. A Erva Mate Paraná e a Super Mathe participaram dessa feira com os produtos levados, nas malas e sem custo para as empresas, “a ideia é promover os produtos paranaenses”.
Rogério Chaves compara com outra participação, em maio no Canadá, onde mais cinco marcas foram expostas num stand preparado só para Erva-mate. “Estamos testando o que funciona para a promoção da Erva-mate, no Peru. A Erva-mate precisa ser mais difundida, é só o começo, pois ano que vem estaremos lá novamente”, frisa. “Fizemos várias rodadas de negócios pré-agendadas e reuniões por demandas que surgiram na feira”, relata.
A plataforma de divulgação e trabalho foi similar à feira SIAL, em Montreal no Canadá entre os dias 15 e 17 de maio desse ano. O diretor destaca o evento canadense “onde recebemos um pedido de cinco contêineres de Erva-mate. Segundo ele, a Invest Paraná tem “a expectativa de abrir novos mercados para a Erva-mate e para os nossos demais produtos paranaenses, à medida que as negociações avancem a partir das oportunidades que foram geradas na Expoalimentaria no Peru”.
Com imagens Invest Paraná/ Rogério Chaves