A manhã do 2º dia do evento, dia 16 de outubro, abre espaço para o painel 2. O tema é ‘sanidade dos ervais: qualidade como estratégia de acesso a mercados’. Serão cinco palestras e um debate pela manhã nesta data, com intervalo para a apresentação de pôsteres no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba.
O ‘Seminário Erva-mate XXI – Avanços Científicos, Tecnológicos e de Mercado’ inicia na terça-feira (15/10) e na quarta-feira (16/10) o primeiro assunto será a “aplicação das boas práticas para a Sanidade dos ervais”. Susete Chiarello, da Embrapa Florestas, palestra sobre o assunto. Na sequência, Rafael Pezzini Grochoski, da Tecmatte, apresenta um estudo de caso na mesma temática.
Logo em seguida, marcado para 9h20, o “controle de ácaros em Erva-mate” será abordado por Noeli Juarez Ferla da Univates. Às 10h, Luiz Francisco Angeli Alves, da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste) palestra sobre “avanços no controle da ampola-da-erva-mate”. No período entre 10h40 e 11h10, a programação reserva espaço para intervalo e apresentação de pôsteres.
A partir desse horário, vindo da Argentina (Inta), Maria Elena Schapovaloff compartilha seu conhecimento sobre “plagas de la Yerba mate: avances en el control biológico y alternativo na Argentina”. A manhã terá ainda um debate, moderado por Dalva Queiroz da Embrapa Florestas, “desafios para o uso do controle biológico nos plantios de Erva-mate”.
Organizado e realizado pelo Embrapa, entre os dias 15 e 17 de outubro em Curitiba, o evento tem co-realização de órgãos de extensão rural dos três Estados do Sul. O seminário apresenta aderência a diferentes metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente ODS 2, 8, 12, 15 e 17, por tratar de assuntos relativos à produção sustentável, beneficiamento e comercialização de espécie nativa.
Com imagem/divulgação Embrapa.