Será a 2ª edição, como parte do evento organizado pela Embrapa Florestas – na terça-feira (15/10) – em Curitiba, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). O Fórum Erva-mate Paraná 2030 vai abordar três temáticas, duas delas em amplo desenvolvimento no Estado paranaense e envolvendo diversos setores, desde a produção passando pela pesquisa até a indústria e consumo.
O Dr. Euclides Lara Cardozo Junior é um dos responsáveis dessa ação paralela. Para ele, “Erva-mate é um dos produtos mais emblemáticos da pauta de produção agrícola e industrial do Estado do Paraná, sendo desnecessário discorrer sobre sua importância histórica, cultural, econômica e ambiental.” Produto diretamente relacionado com a história e cultura do povo paranaense.
Disso, a reunião de instituições para “não mais apenas como um produto glorioso do passado, mas sim como uma grande oportunidade para o futuro.” Em 2022, a Associação Paranaense das Indústrias e Produtores de Erva-Mate (APIMATE), juntamente com a SUSTENTEC – Produtores Associados, Embrapa Florestas e demais entidades organizaram o 1º Fórum Erva-mate Paraná 2030.
Nessa primeira edição envolvendo toda a cadeia produtiva da Erva-mate, com apoio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), e realizada no Setor de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba. A ação envolveu 37 organizações ligadas ao setor ervateiro e teve o objetivo de construir uma agenda “focada no desenvolvimento da cadeia produtiva” do Mate no Paraná.
No evento paralelo, dentro do 3º Seminário Erva-mate XXI no dia 15 de outubro das 16h às 17h30, serão abordados três temas. A governança do setor representada pelas iniciativas do Grupo de Trabalho (GT) de Erva-mate da SEAB; as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas no futuro a partir dos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPI) erva-mate. E, a modernização regulatória do setor de Erva-mate.
Com imagem divulgação/Seab.