O município de São Mateus do Sul é parte da Região São Matheus, área de Indicação de Procedência (IP) da Erva-mate, envolvendo São João do Triunfo, Antônio Olinto, Mallet, Rio Azul e Rebouças. É a 1ª Indicação Geográfica (IG) do Mate concedida no Brasil, após um longo processo iniciado há dez anos e concluído em 21 de setembro de 2017, para a Associação dos Amigos da Erva-Mate de São Mateus (IG-Mathe).
O financeiro para custear a pesquisa e produção usufruiu do instrumento da modalidade de fomento à execução de ações culturais de que trata o inciso I do art. 8 do Decreto 11.453/2023. A IG-Mathe, entidade devidamente selecionada nos termos da Lei Complementar Nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), do Decreto nº. 11.525/2023 (Decreto Paulo Gustavo) e do Decreto 11.453/2023 (Decreto de Fomento), produziu o material.
A execução do projeto se deu por meio do Termo de Execução Cultural entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de São Mateus do Sul/PR (Prefeitura de São Mateus do Sul/PR) e a IG-Mathe para a pesquisa e produção do mini documentário. O projeto em si foi desenvolvido por parte da própria entidade com colaboradores relacionados.
Trata-se de um legado conquistado pela sociedade são-mateuense. “O consumidor final tem a garantia de estar consumindo um produto seguro”, destaca o presidente da IG-Mathe, Luciano Miguel Kuligovski. Nascida a partir de uma construção histórica e cultural da região formada por esses seis municípios, onde se concentra grande parte da produção de Erva-mate em folhas no Brasil.
A IG veio para consagrar a história dos primeiros moradores da região, auxiliado em todo o processo para a concessão pelo Sebrae. O professor Agenor Maccari Junior também trouxe a sua contribuição nesse trabalho, desde a formação da associação, passando pela parte documental. Tanto que, em 2017, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) entregou o registro da 1ª Indicação Geográfica de Mate no Brasil para a IG-Mathe.
O mini documentário está disponível para acesso público e reprodução via YouTube
– canal História da Erva-mate. Ao longo dele, pessoas diretamente envolvidas no processo, bem como relacionados ao trabalho atual, trazem suas contribuições para explicar toda a iniciativa, ações e planos futuros. Atingir novos mercados é objetivo, tendo no vídeo a imortalização desse trabalho em si.
Equipe de trabalho.