A revolução dos jovens vem dos próprios estudantes. Felipe Zeizer, um desses alunos, enalteceu de que vai, além da apicultura, melhorar as condições práticas na produção da Erva-mate na propriedade da família. Ele foi selecionado para intercâmbio em Colégio Agrícola dos Estados Unidos da América, onde pretende ‘vender a imagem’ do Mate e sua produção. E até projeta abrir canal de comercialização.
O jovem estuda na Casa Familiar Rural (CRF) de União da Vitória, no regime de alternância ficando uma semana na instituição e outra na propriedade. O engenheiro agrônomo José Eustáquio Pereira idealiza o projeto Inovar envolvendo além de União da Vitória, Cruz Machado, Porto Vitória, Paula Freitas e General Carneiro. É um projeto piloto com possibilidade de ser expandido para todas as CRFs do Paraná.
Sendo parte do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) o foco é a produção sustentável, tendo a Erva-mate dentro do programa e visando atender aos jovens de CRFs. No dia de campo, realizado na propriedade da família Wladeka – no interior de União da Vitória – nesta quarta-feira (30/10), o assunto foi direcionado ao cultivo do Mate.
Desde solos mais adequados para os ervais, como manter e aumentar a fertilidade para atingir alta produtividade por áreas, passando por implantação correta, com densidade e manejo de pragas. “Os jovens puderam verificar à campo aquilo que eles veem em sala de aula na Casa Familiar Rural de União da Vitória”, explica José Eustáquio Perreira.
Para o engenheiro agrônomo, a grande mudança vem do entendimento da própria CRF nessa parceira com o IDR-PR. Com as simples tecnologias, segundo ele, é possível dobrar a produtividade. Caso da propriedade da família Wladeka, Mariana moradora e estudante será instrutora nos próximos eventos da Erva-mate, junto aos colegas do IDR-PR.
Marcos Ludorf do IDR de Bituruna e Osmar Schipanski do IDR de União da Vitória, ambos extensionistas municipais, foram os responsáveis pelas instruções técnicas repassadas aos estudantes.
Com imagens e informações do projeto Inovar.