Aplicativo vai auxiliar na identificação de status nutricional da Erva-mate

A ferramenta para dispositivos móveis foi apresentada na 47ª Expointer, em Esteio, para auxiliar produtores rurais a “identificar o status nutricional de suas árvores de erva-mate”. A divulgação do aplicativo ocorreu no auditório do Governo do Estado no Pavilhão Internacional, na semana passada, e visa a análise do tecido foliar de ervais gaúchos.

Chamado de Ilex (nome científico da Erva-mate) o aplicativo foi desenvolvido na parceria entre o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e a Universidade La Salle. Partindo de uma pesquisa realizada desde 2019, sobre a condição nutricional dos ervateiros.

A análise de tecido foliar de quase 200 ervais do Rio Grande do Sul permitiu detectar as faixas de suficiência, a maior frequência de alta produtividade entre os ervateiros e a composição nutricional. Isso foi divulgado no ano passado e serviu de base para criar o aplicativo. A partir de dados inseridos, a ferramenta poderá apontar diagnóstico e índices nutricionais.

Também, permitindo anotações dos produtores para comparar os resultados das análises e as mudanças. O objetivo inicial é o tecido foliar, mas com possibilidade futura de inserir dados da análise do solo para fazer esse diagnóstico. De acordo com os idealizadores, assim que for lançado o retorno dos usuários vai nortear a evolução e aperfeiçoamento.

Foto: Eduardo Patron/Seapi