Aula-passeio relaciona Curitiba com a história da Erva-mate, em duas etapas

O professor Rogério Bealpino vai ministrar duas aulas-passeio pela capital do Paraná e contar detalhes da história da Erva-mate em Curitiba, no dia 23/11 (sábado) com dois roteiros diferentes. Casas históricas, palacetes, capela, solar, estabelecimento e engenho do Mate estarão na rota do passeio com explicações pontuais sobre a história local e a relação com Erva-mate na formação da cidade, bem como as suas permanências.

A primeira aula tem início às 9h30, do sábado dia 23 de novembro. Intitulada, Curitiba da Erva-mate – do Alto da Glória à Casa do Barão, está focada na história curitibana ligada ao produto. “Passaremos pela Av. João Gualberto, onde estão o Palacete dos Leões, a Capela da Glória, a Casa Veiga, a antiga Mansão das Rosas e o Passeio Público; indo até a antiga Impressora Paranaense (Cine Passeio) e terminando no Solar do Barão, a casa do Barão do Serro Azul”, cita a divulgação.

O trajeto relaciona Erva-mate com a própria formação municipal. Ao final, os participantes recebem presentes da Sapeco Matteria Curitibana “mostrando que nossa cultura matera está ficando mais forte do que nunca!”, destaca. O ingresso custa R$79,90 por pessoa (link para compra e mais detalhes). No período da tarde, do mesmo dia, das 14h30 às 17h tem a segunda aula. O ingresso é individual por aula, podendo participar de somente uma ou de ambas.

A segunda aula – a Curitiba da Erva-Mate – Do Batel à Rua 24 Horas – inicia na Pracinha do Batel, “onde conheceremos o lugar que foi um dos maiores e mais tecnológicos engenhos de Erva-mate do mundo: o engenho Tibagy, do Barão do Serro Azul”, explica a organização. Depois, o roteiro segue pela Avenida do Batel, “conhecendo a fachada de casas e casarões antigos, alguns deles ligados às famílias produtoras de Erva-mate em Curitiba no século 19 e 20”.

Em seguida, passando pela Rua Comendador Araújo, “a antiga Estrada do Mato Grosso, apreciando e aprendendo mais sobre as icônicas construções do local, como o Palacete Ascânio Miró e o local onde foi a primeira sede da, hoje, Universidade Federal do Paraná”, acrescenta. A aula finaliza, após o trajeto a pé de aproximadamente 2 km e 2h30 de tempo, na Rua 24 Horas, na Sapeco – Matteria Curitibana para provar uma iguaria de Erva-mate.

Sobre o local, Rogério Bealpino destaca ser “lugar único na cidade para se apreciar um bom matte nas mais diversas formas. Ali, os alunos inscritos terão direito a saborear o delicioso Matt’a Pau, um concentrado de Erva-mate verde, xarope de capim-limão, xarope de mimosa, limão e Erva-mate pura folha. Uma bebida pra lá de deliciosa!”. As vagas são limitadas da “aula-passeio cheia de história e de sabor da nossa terra!”

Com informações e imagem Sapeco – Matteria Curitibana e Rogério Bealpino.