Câmara Setorial Nacional da Erva-mate se reúne na próxima semana

Nove itens serão abordados na agenda programada para às 13h30 do dia 15 de outubro, durante o 3º Seminário Erva-mate XXI, em Curitiba. A Câmara Setorial Nacional da Erva-mate divulgou a pauta dessa reunião e, nela, terá a discussão de ações, apresentações de informações e relatos, além de proposição sobre o Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate) e Federação Sul-Americana de Produtores.

As ações estratégicas junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) estão nessa pauta. Elaboração e regulamentação do padrão da Erva-mate, apresentação da ação ‘SOS Enchentes – Chimarrão para os Gaúchos’ e explanação e relato sobre a tabela nutricional para Erva-mate nas análises do Laboratório Central (Lacen) de Santa Catarina, serão mais três assuntos abordados.

Ainda, relatos de reunião da Apex/Erva-mate, andamento da Reforma Tributária e reinclusão do Mate na cesta básica, também encaminhamentos na questão de certificadoras de Erva-mate orgânica, perfazem outros três temas. A pauta tem ainda a apresentação da nova estrutura organizacional do Ibramate e sobre a Federação Internacional Sudamerica de Procdutores de Yerba Mate (FISPYM).

Para a presidente da Câmara Setorial Nacional, Juliana Seleme Brehmer, a reunião é muito importante por ser a única presencial no ano, justamente na semana que vem em Curitiba, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP). As demais agendas, geralmente, são virtuais. Junto do Seminário, além daqueles que sempre estão envolvidos nas discussões setoriais, demais pessoas presentes poderão participar.

“Teremos reunidos em Curitiba, semana que vem, toda a cadeia produtiva de Erva-mate”, frisa Juliana. Ela cita a presença no Seminário de produtores, viveiristas, empresários, exportadores, estudantes e pesquisadores, políticos que podem ajudar no setor. “Vamos alinhar vários assuntos que serão pautados esse ano e ano que vem”, destaca a presidente da Câmara Setorial Nacional.

Com imagem de arquivo/ Câmara Setorial Nacional da Erva-mate