Cervejas, cosméticos e SPA à base da erva-mate são parte das possibilidades comerciais

Extrato da Ilex paraguariensis (nome científico da erva-mate) está presente em muitas cervejas, artesanais ou não, no Rio Grande do Sul, conforme revelou Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). Outro ramo com espaço para crescer é setor de cosméticos, estendo até para um SPA com produtos e cosméticos com origem em ervais.

No município de Machadinho é produzida a cerveja Erva Mate, do estilo Spiced Beer, pela Thänn Bier. O produto associa características à leveza e ao frescor de uma lager, aliados ao sabor da erva-mate, segundo a empresa. Além da cerveja, a indústria produz também um chá fermentado, chamado de kombucha, com erva-mate tostada e limão, outra iguaria nesse contexto das bebidas.

Essa cerveja, segundo o proprietário Diogo Hendges, é feita com ingredientes frescos e locais, em parceria com a Ervateira Cambona, e apresenta uma coloração sutilmente esverdeada, leve turbidez, com aroma e sabor equilibrados. “Para chegar ao produto e ao paladar desejados, foram feitos inúmeros testes, que levaram cerca de um ano”, explica. A produção é feita por encomenda para um resort da região.

No campo dos cosméticos, produtos existem em diferentes locais do Rio Grande do Sul. Destaque para os municípios de Arvorezinha, Gramado e Passo Fundo. Uma das pioneiras, a empresa Seivailex existe desde 2001. Foi fundada em Ijuí e depois passou a produzir em Passo Fundo, a partir de 2010. São mais de 55 fórmulas cosméticas, além de perfumes e aromatizantes.

A aposta inicial veio de testes na ciência, a partir da erva-mate. “Nós avançamos nas pesquisas de aplicabilidades cosméticas devido a confirmações científicas do alto potencial benéfico que os fitoativos presentes no extrato da erva-mate apresenta para os cuidados com a pele e o cabelo”, relata a administradora de empresas e proprietária da Seivailex, Juliana Ferraz.

No mesmo município em que se fabrica a cerveja, tem o Spa Ilex. A empresa de Machadinho iniciou em 2018 e, segundo a empresa, é o único do mundo a utilizar produtos e cosméticos à base de erva-mate. “O spa foi idealizado para reforçar a paixão gaúcha pela erva-mate e mostrar que ela vai muito além de um bom chimarrão, que existe um mundo de possibilidades. Através disso, estamos sempre querendo mostrar os benefícios que os ervais trazem para a nossa vida”, afirma a empresa.