Como a estratégia do Açaí pode orientar mais vendas no setor ervateiro?

Os atributos de marketing, usados pela empresa 100% Amazônia, foram apresentados por Fernanda Stefani no Seminário da Erva-mate XXI, em Curitiba. Numa palestra ela citou como o Açaí, impulsionado por uma estratégia de marketing focada em saúde e sustentabilidade, ganhou o mundo e quais seriam as ações que podem servir de inspiração para o setor ervateiro buscar novos mercados e mais consumidores.

A popularização do Açai focou em grandes cidades: Rio de Janeiro e São Paulo. Captando “um público de esportistas que buscavam mudança no estilo de vida com alimentos saudáveis”, segundo a CEO da 100% Amazônia. “O apego de mensagem versando sobre a saúde e a sustentabilidade influenciou a mídia e o marketing”, explicou. Fernanda relacionou o sucesso com a organização de sua cadeia de valor.

Ela sugeriu, para a cadeia da Erva-mate, estruturar melhor as estratégias de produção, mercado e marketing. Para a palestrante, há grande chance de êxito, por ser um produto natural, saudável, nutritivo e nativo da Mata Atlântica. Atributos importantes para conceito de bem-estar, saúde e sustentabilidade.O caminho da inovação é outro aspecto importante nesse contexto de desenvolvimento.

A cadeia produtiva do Açaí passa por processo de inovação, desenvolve novos produtos como pós, extratos e cosméticos, faz combinação da fruta com outros superalimentos, e busca aumentar a atratividade do mercado. “As tendências de mercado e consumo estão voltadas para produtos orgânicos e sustentáveis, com crescimento do e-commerce e o interesse crescente por dietas baseadas em plantas e alimentos superfoods”, citou.

Levando em conta tudo isso, Fernanda Stefani frisou que “o Açaí se consolidou como um superalimento no mercado global com aumento significativo de demanda. A internacionalização trouxe novas oportunidades na preservação da biodiversidade e sustentabilidade, e a colaboração entre produtores locais e empresas globais é essencial para a qualidade e a autenticidade do produto”.

Com informações da Embrapa e imagem 100% Amazônia.