ConaMate, maquinários e conhecimentos compartilhados; começa o evento

Como fabricante de máquinas para o processamento de Erva-mate, Daiane Ehrhardt citou sua própria história e a “ausência” de conhecimento sobre esse processo de fabricação da Erva-mate, para destacar o 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate). A partir de uma consultoria, a engenheira mecânica foi indagada sobre como o consumidor final saberia das etapas de processamento. Até então, somente em eventos e livros técnicos havia esses dados.

Para aqueles com mais interesse sobre Erva-mate, bem como envolvendo técnicos, pesquisadores e demais estudiosos da cadeia produtiva, surgiu, a partir dela o Congresso. Visando explicar o processo de fabricação, a organizadora citou as fases do processo e diferenciou chimarrão e tererê. Também, Mate argentino e uruguaio. Por estar, antes de palestrante, no setor de produção de maquinário para processar o Mate, Daiane trouxe detalhes do funcionamento de todo esse processamento.

Tendo o interesse de contribuir com a cadeia produtiva, a engenheira mecânica, para ilustra a amplitude da planta, mencionou desde a escolha da semente, sua germinação e condução da muda para o erval. Seguido da poda, depois do desenvolvimento da planta por um período de três a cinco anos. As folhas, com palitos inferiores mais ou menos ao dedo mindinho, são levadas para a indústria ervateira onde passam pelo processo industrial.

Na palestra, Daiane mostrou os passos pelos quais passam as folhas pelo secador até o cancheamento, para depois até chegar no pacote. Ou então permanecem no estoque para o processo de descanso. Para o tererê a Erva-mate, segundo ela, é moída e para chimarrão é triturada, ficando como uma ‘farinha’. O modelo argentino só passa pelo triturador depois do descanso, enquanto o uruguaio tritura e descansa depois. Sendo essa a diferenciação.

“Todas passam pelo mesmo processo de cancheamento”, explicou Daiane. Obviamente mudando de uma fábrica para outra. A organizadora do ConaMate observou o fato de poder haver diferenciações, mas como comerciante de máquinas para o processamento, ela frisou que o sistema usado nas indústrias é basicamente o mesmo. Tendo maquinários diferentes, mas sem grandes alterações nos processos. Apenas diferenciando entre tererê, chimarrão, Erva-mate uruguaia ou argentina.

As palestras são transmitidas de forma gratuita, ao vivo LINK CANAL, depois a organizadora comercializa um pacote com detalhes descritos nas suas redes sociais e site https://www.conamate.com/

Com imagem reprodução da transmissão do evento.