Consultor apresenta projeto para reposicionar Erva-mate no mercado, conhecendo o consumidor

A base da iniciativa é o estudo de mercado como base para o desenvolvimento de produtos. Naldo Hiraki Vaz, da Ilex Consultoria, esteve no Seminário Erva-mate XXI, em Curitiba no mês passado. Dentro da temática “O futuro já chegou: o mercado está de olho nos potenciais da Erva-mate”, ele apresentou uma proposta desenvolvida visando reposicionar o Mate no mercado, focado na inovação, qualidade e sustentabilidade.

Naldo se utilizou do case “Maisha”, estudo de mercado realizado para o pré-lançamento do produto, para detalhar as fases de pesquisa de mercado, desenvolvimento da marca e do produto que atenda a novos mercados consumidores que não conhecem a Erva-mate. A ação não se limitou em criar um produto, mas sim em “construir uma marca sólida, conectada às tendências de consumo modernas, com um foco claro em sustentabilidade, inovação e relacionamento com o cliente”, segundo ele.

“Com essa abordagem, o projeto não apenas responde às necessidades dos produtores, mas também coloca a Erva-mate em um novo patamar, associando-a a conceitos de saúde, bem-estar e estilo de vida sustentável”, explicou. Fato que, segundo o consultor, entender o mercado consumidor é essencial, “caso a gente queira que o setor vá além do chimarrão”. O trabalho foi feito junto da Associação Biturunense de Erva-mate (ABEM).

No caso de Bituruna, no Sul do Paraná e um dos maiores produtores da matéria prima em folhas, a motivação de entender esse cenário surgiu da preocupação de comercializar o excesso de produção e garantir a viabilidade econômica da atividade. Levando à revisão da estratégia comercial, “pesquisa de mercado abrangente, contratação de agência especializada em design e marketing, e ações com o objetivo de valorizar a erva-mate”, segundo ele.

Dentre outras coisas, entender o público-alvo, os hábitos de consumo, o que realmente conhecem sobre a Erva-mate, interesses e preferências. Ao todo, 655 pessoas responderam questionários, para indicar as decisões estratégicas. Seguido do desenvolvimento de uma linha de produtos, com Mate verde e Mate tostado, “sempre seguindo as prerrogativas da Anvisa para alimentos” e, aliado ao desenvolvimento, num amplo trabalho de criação de identidade visual e marketing.

Com informações da Embrapa e foto: Rádio do Mate.