Consultoria divulga números de exportações de Erva-Mate para os EUA em 2024

A ilexconsultoria trouxe, nesta quinta-feira (10/10) os dados dessa disputa de mercado estadunidense entre brasileiros e argentinos, ao longo deste ano. Também lista os cinco maiores municípios exportadores, sendo três paranaenses, um gaúcho e um catarinense. A Argentina, ainda, domina o mercado, mas com apenas uma margem de 10,8% a mais que as vendas do Brasil.

No topo da lista está o município de Turvo (PR), da região Centro Sul, com mais de um terço do total exportado, 34,8%. Seguido de Encantado (RS), no Vale do Taquari, com 29,3% e São João do Triunfo (PR), região dos Campos Gerais, outros 16,2%. Completam a listagem, Canoinhas (SC), no Planalto Norte, com 10,2% e Campo Largo (PR), região metropolitana de Curitiba mais 9,5%.

A soma total é de 399.689 kg exportados. Esses cinco municípios “desempenham um papel essencial para fortalecer o Brasil como um dos principais fornecedores globais de Erva-mate. Em paralelo, a Argentina, nossa principal concorrente, já exportou 439.870 kg para os EUA, acirrando a disputa pelo mercado americano”, cita a consultoria.

Ainda, segundo a divulgação, essa “crescente demanda pela erva-mate brasileira reforça a relevância da produção sustentável e da qualidade que essas regiões têm mantido, posicionando o Brasil com força nesse cenário competitivo”. Recentemente, numa das palestras do 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate) proferida por Daniele Flores, se falou do papel de Lionel Messi. De cuia na mão, ele fortalece a aceitação do produtocuia na mão, ele fortalece a aceitação do produto.

Com imagem ilexconsultoria.