Controle de ácaros em plantas de Erva-mate com pesticidas não é eficaz, segundo pesquisador

O assunto foi abordado pelo professor Juarez Ferla, da Universidade do Vale do Taquari, Lajeado-RS (Univates) no 3º Seminário Erva-mate XXI – num painel da quarta-feira dia 16 de outubro. O estudo dos Ácaros em Erva-mate é sua área de pesquisa, sobretudo com uso de controle biológico, taxonomia sistemática e ecologia de ácaros. “Estes organismos estão em todos os ambientes, nos produtos armazenados, em alimentos, em domicílios”, disse.

“Eles são danosos em culturas e têm afetado várias cadeias produtivas. Têm um tamanho muito reduzido e quando atuam nas plantas, promovem o silenciamento dos genes de defesa delas, por meio de proteínas e enzimas”, explicou o especialista durante o Seminário Erva-mate XXI. O uso de pesticidas, segundo o pesquisador, não é eficaz, inclusive provocando, de fato, a morte de polinizadores e dos predadores de ácaros.

“A estratégia para controlar ácaros não é com acaricidas, pois são muito resistentes, mas sim com controle biológico, os biofármacos, que estão em expansão”, defendeu o pesquisador. Ainda, durante sua abordagem, Ferla falou também sobre o uso de ácaros predadores e plantas espontâneas para controlar a presença desses predadores dentro das culturas. Demonstrando melhor eficiência no combate à essa praga com esse método.

Com informações e imagem da Embrapa.