Cruz Machado: Cogemate orienta boas práticas e escolhas para implantar erval

A palestra fará parte do Dia de Campo da Erva-mate no interior do município de Cruz Machado, Sul do Paraná. O evento, ao todo, terá quatro temáticas e será realizado no dia 15 de agosto, na Linha L – interior do município de Cruz Machado. “O sucesso da implantação do erval se inicia desde a escolha da muda, do preparo do solo”, destaca o engenheiro agrônomo Nei Kukla.

O profissional será o palestrante do Conselho Gestor da Erva-mate do Vale do Iguaçu (Cogemate). Ele cita, também, a importância das boas práticas agrícolas preconizado para a erva-mate. Produzir de 12 a 14 toneladas em cada hectare é um número considerável para os ervais sombreados, enquanto os cultivos em campo aberto podem superar 20 mil quilos nesse espaço de 10 mil metros quadrados (1 hectare).

A palestra, conforme Kukla, vai apontar, dentre outras coisas, o que são mudas adequadas e de procedência de viveiros idôneos. Ainda, questão da proporção de raízes com a parte aérea da planta. Tudo isso visa orientar os participantes e traz instruções “para que o produtor faça uma escolha certa e leve essa muda a campo e tenha o mínimo de mortalidade possível”.

A abordagem contempla as práticas corretas de preparo do solo, descompactação e espaçamento de plantio. Complemento sobre adubação, assunto a ser abordado por palestrante da Embrapa no mesmo evento, e a importância da conservação e cobertura, além da análise de solo. O início das atividades é a partir das 8h com a recepção e inscrições. Inscrições, dúvidas e informações podem ser obtidas na secretária de Agricultura 42 3554 1122; Sindicato 42 3554 1440 ou IDR/PR 42 9 9882 5479

Instagram Nei Kukla