Embalagem e estudo de produto com consumidor, diferencia Erva-mate

O fechamento do 1º dia do 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate) abordou a “influência da embalagem da Erva-mate sob a aceitação sensorial do chimarrão”. Luiz Paulo de Lima, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Canoinhas – Planalto Norte catarinense, falou sobre estudo com consumidores e rotulagem de alimentos como fator de escolha por determinado produto.

Cor, aroma, sabor, marca e preço são critérios importantes na embalagem, nesse primeiro contato com o consumidor para influenciar a compra. A informação exposta no pacote melhora a aceitação, com base num exemplo apresentado por Lima. Para isso ele mostrou uma avaliação feita com Erva-mate moída grossa, 70% de folhas, não descansada, sem ser orgânica ou ter adição de açúcar.

Canoinhas é a capital catarinense dos produtores de Erva-mate, desde 2015. Ali, a partir de avaliação com 67 consumidores, o estudo apontou essas percepções no chimarrão com base em quatro marcas disponíveis no mercado. Sem ver a embalagem, determinado produto estava em avaliação pior, mas quando o pacote foi associado, melhorou o conceito sobre ele.

O chamado efeito da informação, tomando o chimarrão com a embalagem do lado, ampliou ainda mais o conceito sobre o produto, ora em nível inferior quando testado às cegas, sem se saber a marca ou ver a embalagem. Num dos produtos, o pacote não trouxe grande diferença frente ao teste sem saber qual Erva-mate era. O trabalho de conceito da marca trouxe efeito positivo.

Enquanto, as duas melhores avaliadas, sem saber a marca, acabaram penalizadas. Ao ver a embalagem do produto, segundo o pesquisador, a avaliação foi negativa. Ao passo que, ao relacionar o produto com o pacote, conforme Luiz Paulo de Lima, trouxe influência positiva, por ser atrativa, bonita e informativa. Na sua síntese, o pesquisador mostrou suas percepções associadas.

Presença de informações sobre a composição da Erva-mate e tabela nutricional (apesar de não obrigatória quando não há adição de açúcar) são fatores positivos. Enquanto um pacote com layout confuso e material simples (pacote transparente) “causou impressão de um produto inferior”, na observação do professor. Frisando que o tipo de embalagem influencia o comportamento do consumidor.

O pesquisador citou, ainda, a importância de estudar o consumidor com o produto, para trabalhar melhor as embalagens e criar produtos mais atraentes. A palestra tomou como base o artigo “Embalagens comerciais de Erva-mate: percepção dos consumidores e influência na aceitação sensorial do chimarrão” publicado na Revista Brasileira de Tecnologia Agroindustrial e assinado por ele.

Com imagem reprodução da palestra/ConaMate.