Embrapa Florestas e Sistema FAEP oferecem cursos sobre Erva-mate no PR

O sistema de produção de Erva-mate evoluiu e disso o interesse da Embrapa na parceria, desde 2019, para essas atualizações de conteúdo. Agregando tecnologia disponível atualmente para a produção de Mate. Eram três cursos oferecidos e mais um foi agregado com as inovações no sistema produtivo. O trabalho é uma parceria da Embrapa Florestas com o Sistema FAEP no chamado “Erva 20”.

Os cursos estão distribuídos em quatros eixos: adubação, planejamento e plantação, sistema de poda e controle de planta daninha, pragas e doenças. Isso perfaz todo o conteúdo necessário para o agricultor tem embasamento técnico para o cultivo de Erva-mate, de acordo com Ives Clayton Goulart, especialista em Erva-mate da Embrapa Florestas. Desde o plantio até a colheita, passando por análise de solo e adubação dos ervais.

O manejo sempre feito sem uso de herbicida, por exemplo. As cartilhas dos cursos antigos eram de 2003. Fato que várias recomendações técnicas e pesquisas ocorreram nesse período e a Embrapa possui conteúdos sobre esses assuntos, repassados por meio dos cursos nessa parceria com o Sistema FAEP. Adicionado ainda, aos quatro cursos do eixo, o treinamento “Sistema de produção da Erva-mate” envolvendo a formação completa na área.

Os interessados podem fazer os cursos, estendido para os trabalhadores da Erva-mate. O material disponibilizado segue o sistema Erva 20, “espécie de manual de boas práticas no manejo da produção”, segundo Goulart. Nele está o conjunto de informação do Embrapa Florestas, e recomendações, para práticas de produção com qualidade e sustentabilidade. Seguindo ainda as orientações de todo o sistema produtivo.

Os novos cursos envolvendo erva-mate, assim como as informações para realizar as inscrições, estão disponíveis no site do Sistema FAEP/SENAR-PR no link https://www.sistemafaep.org.br/cursos-busca/ . Os treinamentos são gratuitos e com certificado.

Com imagem divulgação Embrapa FAEP/SENAR.