Erva-mate de 5 municípios exportada para a Alemanha supera em 2,5x a Argentina

Os quantitativos são os totais somandos dos cinco principais municípios exportadores de Erva-mate brasileira para a Alemanha, conforme dados da empresa ilexconsultoria de União da Vitória/PR. Demonstrando a disputa de mercado europeu, especialmente com o Mate da Argentina. São duas cidades paranaenses, outras duas do Estado de Santa Catarina e uma gaúcha envolvida nesse comércio internacional.

Do total de 674.176 kg da exportação, destaque para a liderança de São João do Triunfo/PR com 27.6% (186 mil e 72 kg), seguido de Canoinhas/SC com outros 23,9% (161 mil e 128 kg). Na 3ª posição está Nova Prata/RS com 22.6% (152 mil e 364 kg), depois São Mateus do Sul/PR com outros 19.2% (129 mil e 442 kg) e fechando o top 5, Três Barras/SC com 6,7% (45 mil e 170 kg).

“Esses municípios são fundamentais para o Brasil se consolidar como um dos maiores fornecedores da Erva-mate no mercado internacional”, divulgou a consultoria. “Enquanto isso, o principal concorrente, a Argentina, exportou até o momento 251.200 kg para a Alemanha, reforçando a disputa pelo mercado europeu”, complementa.

Ainda, conforme a ilexconsultoria, a qualidade e a sustentabilidade favorecem os brasileiros nessa concorrência de mercado e venda para a Alemanha. “A alta demanda pela Erva-mate brasileira destaca a importância da produção sustentável e da qualidade que esses municípios têm conseguido manter, posicionando o Brasil à frente nesse mercado competitivo”, frisa a empresa.

Com imagem ilexconsultoria