Evento técnico, em Barão de Cotegipe, leva conhecimento aos produtores

Na tarde desta sexta-feira (27/09), por iniciativa da Emater/RS – Ascar com apoio da prefeitura de Barão de Cotegipe e Sindicato de Barão de Cotegipe, mais de 80 pessoas participaram de uma tarde técnica. A maioria produtores de Erva-mate e servidos com informações técnicas, em duas estações, sobre manejo dos ervais e fertilidade o solo para melhorar a rentabilidade.

Jonas Luiz Farina, engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater estava na organização do evento, patrocinada pela Cresol e Sicredi, e destacou o sucesso de participação. Inicialmente, eram esperados em torno de 50 participantes e, esse número, passou de 80. “O evento foi de grande valia, tendo em vista os temas abordados”, relatou.

Ilvandro Barreto de Melo, extensionista da Emater, falou, na abertura do evento no Clube Internacional, sobre “aspectos a serem considerados para a Boa Implantação e Manejo do Erval”. Depois, numa propriedade em Barão de Cotegipe, sobre as “Boas Práticas de Colheita de Erva-mate”. Enquanto, Edenilson Bonsere da Barão Erva-mate e Chás comandou a outra estação técnica sobre “Fertilidade para Aumento da Produção”.

O manejo do erval, podas de formação e de produção foram pontos importantes destacados por Jonas Luiz Farina. Além de “informações sobre conservação e estruturação do solo e fertilidade para altas produções”, segundo o engenheiro agrônomo. Justamente dentro desse objetivo de “levar aos produtores conhecimento, para terem melhor eficiência, adubação acertava e podas ajustadas para potencializar a produtividade”.

Imagens: Jonas Luiz Farina e Ivonir Bieseck.