O manejo correto, com adubação adequada, tanto na formação quanto na condução da Erva-mate, é primordial para projetar melhores rendimentos nos ervais. O município de Barão de Cotegipe, região de Erechim no Rio Grande do Sul, tem a promoção de uma ‘tarde técnica’ para abordar esses assuntos nesta sexta-feira (27/09), com duas estações para orientar os agricultores locais e dos arredores.
O objetivo do curso, segundo a organização, é de conscientizar os agricultores participantes para fazerem um manejo mais eficiente, visando a redução de custos, tanto na adubação quanto na correta realização das podas de formação e condução. Tornando esses processos mais eficientes, o produtor pode garantir melhores rendimentos e maiores rentabilidades, a partir dos seus ervais.
Agricultores do município e arredores são o público do evento, com expectativa de reunir em torno de 50 produtores. A iniciativa é da Emater/RS – Ascar com apoio da prefeitura de Barão de Cotegipe e Sindicato de Barão de Cotegipe, patrocinada pela Cresol e Sicredi. Também reunindo dois profissionais para abordar boas práticas de colheita de Erva-mate e fertilidade para aumento da produção.
A abertura será às 13h no Clube Nacional. Logo depois, às 13h30, Ilvandro Barreto de Melo, extensionista da Emater, aborda “aspectos a serem considerados para a Boa Implantação e Manejo do Erval”. Seguido de visita a um erval no município com duas estações: 1ª Boas Práticas de Colheita de Erva-mate, conduzida pelo próprio Ilvandro. A outra vai tratar da ‘Fertilidade para Aumento da Produção’ sob orientação e condução de Edenilson Bonsere da Barão Erva-mate e Chás.