Fazendo o Mate chegar onde tem consumidor interessado, via Instagram

Criar uma loja virtual para vender tanto a Erva-mate quanto acessórios, como dar os primeiros passos e começar a lucrar ainda em 2024. O tema fez parte do 2º dia do 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate) e foi apresentado por Anderson Soares. O empreendedor e instrutor de comerciantes via internet compartilhou suas percepções e experiências. Responsável pela criação da comunidade de Mateadores Hora do Matte, abordou a forma mais simples de iniciar.

Anderson indicou 3 fases, primeiro criar o canal de venda, depois o produto e fornecedores e em seguida a divulgação. O canal serve para colocar um espaço de venda, podendo ser físico ou digital. Ele mostrou ‘o modelo’ mais simples, do básico, sem recurso e via internet. Instagram mais o WhatsApp (de preferência comercial) pode ser o início do negócio. Tudo organizado e ‘ajeitado’ na rede social, olhando concorrentes e fazendo ‘o que está dando certo’.

O catálogo de produtos deve estar presente no Instagram, integrado ao WhatsApp. Isso pode ser feito sem custos. Sendo importante definir o público, fazendo pesquisa do que as pessoas querem, tendo noção de produtos e preços. O que se vende é o que as pessoas querem comprar, não o que o comerciante gosta ou quer vender. A partir disso, faz um primeiro pedido e define como será a logística para a entrega do produto.

A origem é importante também. Saber divulgar, para o interesse sobre esse produto chegar até o consumidor é fundamental. Para Anderson Soares, se tem muito conhecimento da Erva-mate, mas existe “uma lacuna” nesse campo de marketing. Por usar o Instagram, o palestrante expôs ideias de postagens no aplicativo para potencializar o público que acessa. Com pagamento dos posts para ampliar esse marketing dos produtos disponíveis para venda.

A sequência de postagens, o volume e número de seguidores vai sendo ampliado. Produzir conteúdo ajuda em agregar público. Patrocinar essas postagens é um caminho, se especializando nesse campo e tendo mentalidade e atitude. Muitas pessoas, por falta disso, segundo o palestrante, não atingem seus objetivos. Enquanto ele, “busca transformar o Brasil em um país de mateadores, tornando essa cultura cada vez mais acessível e popular”, conforme a apresentação dele no ConaMate.

Outras três palestras ocorreram nesta terça-feira (24/09). Desafios da implantação de safs como Erva-mate em regiões de clima frio, de Ana Lúcia Hanisch. Depois, O que tem dentro do Mate? Entendendo a composição química, ministrada por Thiago Luis Aguayo de Castro. Seguido do argentino Roque Gallardo com o tema Fortalecimiento de competencias en la cosecha de Yerba Mate. O evento entra no seu 3º dia, nesta quarta-feira (25/09).

Com imagem reprodução/ConaMate.