Ilópolis inaugura primeiro Centro Vocacional e destaca importância da Erva-mate

Para muitos, um passo histórico. O Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) divulgou o convite aos “associados, amigos e parceiros” para prestigiarem a entrega da obra física do Centro Vocacional e Tecnológico (CVT) da Erva-Mate, por parte da prefeitura. Inclusive, destacando o futuro Centro de Estudos e Desenvolvimento da “importante matriz agrícola”. A partir das 19h, o espaço será inaugurado, nesta quinta-feira (07/11).

A edificação fica no Parque do Ibama, em Ilópolis no Estado do Rio Grande do Sul. O município é reconhecido por sua produção da Erva-mate e o Centro Vocacional e Tecnológico será o primeiro do Brasil destinado à Erva-mate. Para a organização do evento, o espaço vai “revolucionar a forma como a Erva-mate é estudada e valorizada na região”.

O local tem três laboratórios voltados para pesquisa e aprofundamento sobre o Mate. Ali os pesquisadores poderão fazer a realização de coletas e exames mais detalhados do produto. Segundo o presidente da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-mate (AA Erva-mate), Clóvis Roman, o objetivo é equiparar a Erva-mate “dentro dos mesmos patamares do vinho e café.”

Os dados municipais divulgados pelo prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoschi, recente para o jornal A Hora, apontam a Erva-mate como “carro-chefe” do município. Aproximadamente 95% das propriedades tem ervais. Além disso, a cidade conta com 35 agroindústrias e indústrias, tendo no Centro Vocacional Tecnológico, “um novo horizonte para o cultivo e a valorização da Erva-mate”.

O sabor do Mate, na região alta do Vale do Taquari tem relação com o tipo de solo, propício para a cultura. “Ela é um ser vivo e se alimenta daquele solo”, explicou Roman. Disso a importância de pesquisas que explorem essa relação. O assunto terá discussão ampliada num seminário, nesta sexta-feira (08/11), também em Ilópolis. Buscando potencialidades e fortalecendo a identidade cultural da região.

Com informação do Ibramate, jornal A Hora e imagem divulgação prefeiturade Ilópolis.