Ilópolis reúne cerca de 150 produtores no Seminário da Indicação Geográfica

O evento, realizado na sexta-feira (08/11), foi organizado pela Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate). O Centro Vocacional e Tecnológico (CVT) da Erva-Mate – inaugurado no dia anterior – em Ilópolis no Estado do Rio Grande do Sul, recebeu os participantes, tendo a Indicação Geográfica (IG) como tema principal.

O Seminário, segundo a organização, reuniu em torno de 150 produtores, também técnicos e pesquisadores. Uma IG traz impactos positivos para a cadeia produtiva da Erva-mate e, no caso, será a primeira do Rio Grande do Sul relativa ao Mate. Sobretudo referencia a qualidade do produto e sua origem específica. Disso o comparativo e exposição de informações.

Pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul lançaram um livro “Erva-Mate: Subsídios para Indicação Geográfica do Alto Taquari e sua Produção de Erva-Mate”. A publicação teve seu lançamento no CVT da Erva-mate, no dia anterior, logo após a inauguração oficial do espaço destinado para pesquisas.

Também, membros da Emater-Ascar/RS e produtores, especialmente dos municípios de Anta Gorda, Arvorezinha, Doutor Ricardo, Fontoura Xavier, Itapuca e Putinga marcaram presença. Ainda, comitiva de representantes da Erva-mate “Região de Machadinho” formada pelos municípios de Machadinho, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, São João da Urtiga, Sananduva, Santo Expedito do Sul, Tupanci do Sul, Barracão, São José do Ouro e Cacique Doble.

Esse grupo com participação de extensionistas da Emater/RS-Ascar, Fundação Solidaridad, Conselho Municipal de Turismo de Machadinho, diretoria e produtores da Apromate. Ao longo do evento, painéis sobre agregação de valor e desenvolvimento, potencializados por IG, aspectos geográficos e resultados de pesquisas foram apresentados aos presentes.

Análise de compostos da Erva-mate e subsídios sobre solos e materiais de origem, IG e produção de Mate, projetos e experiências (caso do Vale dos Vinhedos) foram apresentados. Bem como, os caminhos e desafios a serem enfrentados para a consolidação de Indicação Geográfica foram temas colocados diante dos participantes, no Seminário.

Com informações AA Erva-mate e imagem Pgmate/RS