Alberto Tomelero e Ismael Rosset do Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate) destacaram, em palestra do 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate), a importância de associações e entidades representativas. No Rio Grande do Sul são cinco polos produtores, Sindicato das Indústrias da Erva-mate (SindiMate/RS) e Associação dos Proprietários da Indústria do Mate no Alto Uruguai (Indumate).
Tomelero tem uma indústria ervateira, fundada em 1989 e atua em 130 municípios, com sede em Santo Augusto/RS e outra unidade de secagem em Cruz Machado/PR. Ele preside o Ibramate e, na palestra, destacou a importância da criação do Instituto para fortalecer a discussão de demandas e ações do setor. Como fato novo, o intuito é alcançar um âmbito nacional.
A entidade representa produtores, viveiristas, pesquisadores, historiadores, comerciantes e industrialistas da Erva-mate no Brasil, desde 2019, e trabalha para a integração da cadeia produtiva e de valor com diferentes esferas governamentais, instituições e comunidade. Na palestra, ele teve o apoio de Ismael Rosset coordenador administrativo do Ibramate.
O presidente citou a aprovação da extensão do Instituto, mesmo levando em conta associações existentes, especialmente no Paraná e Santa Catarina. Com essas entidades existe uma conexão do Ibramate. Levando em conta a importância de valorizar o produtor, a base da cadeia produtiva, num momento em que existe muita oferta e disso o baixo preço pago pelas folhas.
Por isso, segundo o presidente, é importante abrir mercados. “Merenda escolar foi aprovada, mas ainda não está regulamentada”, pontuou. Tomelero destacou o trabalho da Emater/RS – Ascar e outras entidades. Também eventos como a Festa da Colheita e o fortalecimento da indústria. Ressaltando tanto a química do produto quanto o leque de possibilidades para seu uso, além do chimarrão.
Os desafios, segundo o presidente, são grandes. A expectativa do Ibramate é de “um engajamento” maior de toda a cadeia produtiva com a nacionalização do Instituto. Fortalecendo as pesquisas e todo o sistema técnico existente de apoio ao produtor. Integrando também os países sul-americanos, caso da formação da Federação Internacional Sul-Americana de Produtores de Erva-mate com Paraguai, Brasil e Argentina, com apoio do Uruguai.
Com imagem reprodução ConaMate.