“Bora falar sobre Erva-mate, Inovação e Oportunidades” foi o tema de uma das palestra ministrada nesta quinta-feira (26/09), no 7º Congresso Online da Erva-Mate (ConaMate). Dayana Lubian Jankowski é de 3º geração na indústria ervateira, a Verdelandia, e atua no setor estratégico e gestão da empresa. Ainda, formações em escolas de negócios como Dale Carnegie e G4 educação e desenvolvimento de startup no segmento da Erva-mate, e ai bora? Fábrica do mate e M’CO.
Na visão empreendedora, inovar é ponto-chave para ela, mesmo diante de resistências. “Entendendo que a inovação, dentro do setor da Erva-mate, ela deve se iniciar no dia a dia”, observa. Dayana enumerou a melhoria nos processos industriais e de fabricação, com a rastreabilidade e origem da matéria-prima, associada às boas práticas agrícolas como elementos importantes. Até como se posiciona a ervateira, sendo indústria de alimentos, precisa dessa valorização e afirmação. “Por mim, colocaria Erva-mate em tudo”, sugeriu.
A padronização de produto e embalagem. Dentro disso, os processos otimizados e, na Erva-mate, levando em conta os elementos químicos importantes existentes na planta. A palestrante citou a importância de olhar “quimicamente” para esses compostos. A cafeína é um desses elementos, mas também tem antioxidantes “rica” e saponina. “Como ainda não está sendo aplicado em grandes indústrias de cosméticos ou de produtos de limpeza?”, questionou.
Para ampliar a visibilidade, a participação em feiras é uma dessas possibilidades de abrir novos cenários. Saindo da rotina e buscando novos ambientes. As escolas e colégios, segundo Dayana é o público do futuro e precisa de ações no ambiente de ensino. No campo de inovação, ela é responsável pelo desenvolvimento da granola ‘E aí, bora?’ A primeira do mundo feita com Erva-mate. Ainda criou a estrutura da ‘Fábrica do Mate’ adaptada para atender pequenos projetos.
Obviamente, o foco central da Verdelandia é a venda de Erva-mate para chimarrão e tererê, mas Dayana está iniciando uma empresa de inovação para fabricação de roupas. Sempre sustentada na tríade, no caso de inovação e oportunidades, tendo profissionalismo empresarial, fornecedores parceiros e definição do nicho de mercado, como tripé. Associando essas três situações, segundo ela, treinando a habilidade de negócios e ‘sair da cadeira’ por novas buscas.
Com imagem reprodução ConaMate.