“Das tradicionais rodas de chimarrão para novos mercados de consumo, a Erva-mate passa por um processo de ressignificação de seu uso, ampliando seu potencial de atrativos de negócios e de renda”, descreve o portfólio de apresentação da Rota da Erva-mate Paraná, lançada nesta quarta-feira (09/10). O trabalho envolve o Turismo Rural dentro de um Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).
“Estou para fazer uma convocação aos nossos agricultores, produtores de Erva-mate. Essa cultura está umbilicalmente ligadas às nossas tradições, ao nosso passado histórico e já foi muito importante para o Estado do Paraná. E continua sendo”, disse Secretário da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino Avance de Souza. Ele anunciou o lançamento da Rota da Erva-mate Paraná.
Conforme a divulgação, a Rota está em fase de cadastramento das propriedades interessadas em ofertar uma experiência turística a partir do produto Erva-mate. “Gostaríamos muito que os senhores agricultores aderissem à essa ideia de criar receita através do Turismo Rural. Aqueles que têm interesse, visitem os nossos escritórios do IDR e façam a sua adesão”, frisou o secretário.
O Turismo Rural é puxado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) e envolve demais organismos públicos vinculados à Seab. O objetivo é “agrupar os empreendimentos ervateiros do estado, para juntos, ofertarem aos visitantes diversas experiências turísticas ligadas aos arranjos produtivos da Erva-mate”, de acordo com a apresentação do programa.
Diferentes regiões do Estado podem se conectarem à Rota, ligando propriedades rurais e ervateiras nesse grupo de trabalho. Mantendo em aberto novas inserções de participantes nesse roteiro ao longo do seu desenvolvimento, segundo o IDR. Para estabelecer “uma sólida conexão do produto Erva-mate com a atividade de turismo rural”, visando fazer do Estado “um destino turístico gastronômico”.
Com dito pelo secretário, os interessados devem procurar os escritórios do IDR em seus municípios, ou os mais próximos, para entenderem melhor a proposta. A Rota exige alguns critérios específicos para aderir ao programa. Envolve também, a região turística paranaense Terra dos Pinheirais e a Associação de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema).
Com imagem reprodução/Rota Erva-mate Paraná