top of page

Cadê a maior árvore de Erva-mate do Rio Grande do Sul?

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • 18 de mar.
  • 2 min de leitura

O Concurso de Árvores Gigantes da Erva-Mate busca pela seleção das maiores exemplares e tem inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2025. Serão selecionadas, primeiro, as dez maiores por polo ervateiro e depois, destas, as dez com maior circunferência do estado do Rio Grande do Sul. Os escritório municipais da Emater/RS-Ascar fazem as inscrições dos proprietários onde estão essas plantas.


"Se você tem uma árvore gigante de Erva-mate, não deixe de inscrevê-la no Concurso de Árvores Gigantes da Erva-Mate! Valorize esse patrimônio natural da nossa região!

", convida a Universidade de Passo Fundo (UPF), responsável pela iniciativa, por meio do Laboratório de Manejo da Vida Silvestre (LAMVIS/UPF), e em parceria com o Projeto Charão/AMA (Associação Amigos do Meio Ambiente) e diversas outras instituições.


No plantel de entidades envolvidas, está o Instituto Brasileiro do Mate (Ibramate), Emater/RS-Ascar, Câmara Setorial, Programa Gaúcho para Qualidade e Valorização da Erva-Mate (PGMATE/RS), instituições públicas e privadas, sindicatos e associações de produtores e industriais da cadeia gaúcha do Mate. Cada um dando a sua parcela de contribuição na busca pelas maiores árvores gaúchas de Erva-mate.

Os interessados, e com árvores de Erva-mate na sua propriedade, devem procurar os escritórios municipais da Emater para se inscreverem, até o dia 30 de junho de 2025. É necessário levar um documento de identificação e registro da medida de circunferência da sua árvore nativa gigante de Erva-mate. O passo seguinte é a visita técnica para a inspeção e medição da planta inscrita no concurso.


Conforme a organização, serão selecionadas as dez maiores árvores por polo ervateiro gaúcho. Depois, nova seleção com as dez maiores do estado feita a partir de uma comissão fixa e "encarregada de verificar e validar as medidas das maiores árvores." O proprietário ou posseiro legal precisa autorizar essas visitas técnicas de avaliação, tanto municipal, quanto dentro do polo ervateiro ou da verificação final.


O concurso prevê a indicação de testemunhas do proprietário para validarem a medição, assinando o laudo técnico feito na verificação. Como a iniciativa tem "caráter exclusivamente científico, educacional e cultural," não tem "sorteio" ou "pagamento por parte dos participantes". O proprietário, também, "deverá assinar um termo de cessão de imagem das árvores", permitindo o uso pelas instituições e comissão organizadora.


A equipe técnica avaliadora "será formada por profissionais com experiência na área florestal e ambiental, oriundos das instituições parceiras da comissão organizadora, e com conhecimentos sobre a árvore nativa alvo do concurso", cita a organização. E as dez "árvores gigantes selecionadas a nível estadual serão anunciadas no dia 21/09/2025 integrando as comemorações do Dia da Árvore, em local a ser definido pela comissão organizadora".


Com informações e imagem da comissão organizadora.

Comentários


bottom of page