top of page

Cuias e manejo da Erva-mate são destaques na Expoagro Afubra

  • Foto do escritor: Historia da Erva-mate
    Historia da Erva-mate
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

O Espaço Casa da Emater foi palco de importantes discussões sobre o manejo e os tratos culturais dos Erva-mate no Rio Grande do Sul entre os dias 25 a 28 de março de 2025. A Emater/RS-Ascar apresentou inovações, debateu situações ligadas ao controle biológico de pragas, conservação e adubação dos ervais, além da demonstração da fábrica de cuias, a partir do porongo.


O foco é a "melhoria da produtividade e na sustentabilidade da Erva-mate", conforme o organismo. Abrindo, na Expoagro Afubra, a "oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre práticas agrícolas inovadoras, manejo de ervais e os benefícios da adubação química e orgânica, além de tratar de temas essenciais para a cultura, como o controle biológico da broca da Erva-mate".


O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Rudinei Pinheiro Medeiros coordenou as ações no espaço atendendo os visitante e demonstrando a importância das diferentes formas de adubação. Bem como, as melhores épocas para sua realização, "visando à saúde e a produtividade dos ervais. Bem como participar da discussão sobre o uso de plantas de cobertura, tanto de inverno quanto de verão, e como elas podem auxiliar no manejo sustentável da cultura".

Outro assunto importante é a "análise sobre os impactos da broca da erva-mate e as estratégias de controle biológico para a conservação dos ervais". Rudinei Pinheiro Medeiros destacou ainda o programa desenvolvido pela Emater/RS-Ascar para a Qualidade e Valorização da Erva-Mate do Governo do Estado, com foco em boas práticas agrícolas e de fabricação.


Sem deixar de lado, "as melhores práticas de colheita para garantir uma boa brotação e produtividade dos ervais". Tem atenção com a segurança no trabalho e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também sobre manejo adequado das ferramentas para a colheita. Tudo isso, relacionando a "higiene e a importância da qualidade da erva-mate para atender aos padrões exigidos pelas indústrias".


Para preparar um chimarrão, a cuia é essencial e tem grande importância cultural, social e econômica a partir do porongo. Na Expoagro Afubra produtores mostraram o processo de produção delas. "A cultura do porongo é também apresentada em áreas plantadas entre as linhas de ervais, permitindo que os agricultores conheçam essa nova cultura", acrescentou o extensionista da Emater.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar e Afubra e imagens prefeitura de Mato Leitão e Mateus de Oliveira.

Comments


bottom of page