A importância desse encontro, para produção da Erva-mate – desde a muda até a colheita, é fundamental na apresentação de informações sobre a cadeia produtiva. As pesquisas, os estudos e as orientações técnicas desde o plantio até a poda são fundamentais, na visão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado, para melhorar a produtividade.
O alinhamento com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Secretaria de Agricultura local, convênio do Sindicato com o Senar, para custear despesas, bem como demais apoiadores são fundamentais. O foco desse Dia de Campo, marcado para o dia 15 de agosto em Cruz Machado, no Sul do Paraná, busca fomentar a melhor produtividade maio por área.
Em Cruz Machado, praticamente todas as propriedades rurais, na sua grande maioria ligadas à Agricultura Familiar e com pequenas áreas, tem pés de Erva-mate. Esse potencial precisa ser levado em conta, mas tecnicamente melhorado a partir das instruções disponíveis. Por isso, o Sindicato destaca a importância no evento no repasse dessas informações aos agricultores.
A boa condução, o uso de tecnologias, a partir das orientações de especialistas, permitem melhorar a produtividade dentro de uma mesma área. Para o Sindicato, aumentar a renda nas pequenas propriedades é o foco central desse evento. E para alcançar isso, passa pela condução correta com adubação dos ervais e podar de forma correta. Dentre as demais orientações técnicas.